Depressão e Ansiedade: Quais os Sintomas e Diferenças?

0
41
Depressão e Ansiedade: Quais os Sintomas e Diferenças?
5 (100%) 4 votes

A diferença entre ansiedade e depressão é uma dúvida que surge quando sofremos algum dos sintomas de algum desses distúrbios.

Esta é uma questão muito comum que geralmente surge, porque são emoções diferentes que tendem a ficar confusas, uma vez que compartilham alguns aspectos, mas diferem em outros em níveis: cognitivo, emocional e comportamental. Além disso, o aparecimento de ambos está aumentando em etapas, como a adolescência.

Para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas, contaremos tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre ansiedade e depressão.

depressão e ansiedade

O que é ansiedade?

A ansiedade consiste na resposta fisiológica da ativação a possíveis ameaças. Nele, o corpo reage preparando-nos para lutar ou fugir diante dessa ameaça, causando uma série de sintomas.

É conveniente distinguir dois tipos de ansiedade: Ansiedade Razoável ou Ansiedade Patológica (transtorno de ansiedade). A idade inicial para o aparecimento desta patologia é entre 20 e 50 anos. O tempo médio de consulta após sofrer os primeiros episódios ou ataques de ansiedade é de sete anos, fazendo com que o problema aumente e seja mais difícil de tratar, podendo terminar em um estado de ansiedade constante ou crônica se não for tratada a tempo.

O que é depressão?

A depressão consiste em um distúrbio psicológico no qual a avaliação negativa de si mesmo, do mundo que nos cerca e do futuro ocorre em um nível cognitivo. Quando esta visão negativa ocorrer, uma série de sintomas de tristeza e apatia começará a aparecer, os quais serão acompanhados pelo gradual abandono das atividades.

Você pode sofrer de ansiedade e depressão ao mesmo tempo?

É difícil determinar se o paciente sofre de ansiedade ou depressão, pois apresentam alguns sintomas em comum e é difícil saber sem uma boa avaliação. O fato de os sintomas coincidirem, em muitos casos, dificulta o estabelecimento de dados estatísticos para conhecer com maior precisão o número de pessoas afetadas por esses transtornos. Portanto, é mais difícil estabelecer a diferença entre ansiedade e depressão.

Então, qual é a diferença entre ansiedade e depressão?

As razões pelas quais você tem ansiedade são muito diferentes daquelas que causam depressão. Na ansiedade, percebemos um alarme ou um perigo para nos ativar, e na depressão, avaliações negativas sobre nós mesmos, o mundo que nos cerca e o futuro.

Para encontrar a diferença entre ansiedade e depressão, podemos também atender aos sintomas que os definem:

Principais sintomas diferenciadores de ansiedade

Aumento da frequência cardíaca

Dilatação dos alunos

Tensão muscular

Hiperventilação e tontura

Náusea e diarreia

Irrealidade ou despersonalização

Principais sintomas diferenciadores da depressão

Apatia

Tristeza

Falta de apetite

Insônia

Fadiga

Variações de peso

Cansaço exagerado

Libido diminuída

Irritabilidade

Como saber se tenho depressão ou ansiedade?

Quando uma pessoa sofre depressão, perde completamente a capacidade de desfrutar de estimulação física, tendo ansiedade, essa capacidade de desfrutar não desaparece. A grande diferença entre ansiedade e depressão, é que com o primeiro vive preocupado com o futuro, para saber se o que nos preocupa hoje continuará a ser um problema amanhã. No caso de uma pessoa que tem ansiedade, geralmente, seu desejo de fazer as coisas não desaparece, pois tudo o que é para manter a mente distraída recebe-a de braços abertos. Se você tem depressão, o desejo de querer fazer as coisas desaparecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui